Como cultivar energias positivas
- Lys Apolinário
- 1 de dez. de 2017
- 3 min de leitura

A jardinagem está entre os melhores hobbies indicados para pessoas em qualquer faixa etária. Mexer com a terra e com as plantas traz uma série de benefícios, o que contribui não só para a saúde mental, mas também para a física. Em Palmas é possível se conectar com a natureza das mais diversas formas, desde cultivar a área verde mais próxima até participar de mutirões agroecológicos.
Um dos grandes defensores dos benefícios da relação entre o homem e a natureza é o renomado professor Peter H. Kahn, que publicou vários livros com essa temática. Assim como ele, diversos psicólogos, professores e pesquisadores também reconhecem que estar em contato com a terra e as plantas pode trazer um sentimento de grande satisfação e bem-estar.

Mesmo sabendo disso, nos dias atuais, em que vivemos rodeados por prédios e conseguimos folhas, frutas e verduras facilmente no mercado, cultivar ou plantar parecem práticas bem distantes. No entanto, para desenvolver essas atividades tão prazerosas e benéficas não é preciso dispor de muito tempo ou espaço, nem ser especialista.
A jardinagem é um hobby versátil, que se adapta a diferentes estilos de vida. Pode-se cultivar pequenos vasinhos de planta, jardins, hortas, pomares ou mesmo árvores maiores.
As possibilidades de espaço também são muitas, entre elas estão o interior de um apartamento, o quintal de uma casa ou a área verde ao lado de um lote.
Todas as etapas do plantio são capazes de nos fazer sentir úteis e especiais. Ao escolhermos uma determinada semente, expressamos nossa subjetividade. Quando utilizamos técnicas para preparar a terra nos sentimos inteligentes e capazes. No momento em que colocamos a semente ou a muda no solo, nos conectamos a algo. Quando a planta cresce, ficamos orgulhosos.
É por isso que muitas pessoas buscam fugir do estresse e das frustrações da vida cotidiana através de práticas de jardinagem. O auxiliar administrativo Humberto Vinhadelli utiliza os finais de semana para relaxar enquanto se conecta com a natureza. "Desenvolver atividades como criar uma horta é maravilhoso, você tem todo um trabalho de planejar, visualizar e sentir a concretização da sua vontade, do seu objetivo", afirma.
Para Humberto, o contato com a terra desperta um sentimento de gratidão e paz interior. "São atividades que mexem com os seus sentidos, pois ali você está totalmente conectado à natureza, em meio às plantas, onde tudo em volta são energias puras e sublimes", diz Humberto.
Vantagens e lições de plantio
Além de servir para desacelerar e descansar da rotina estressante dos dias atuais, a jardinagem é também uma ocupação para crianças e idosos, que podem tirar lições valiosas do solo. As crianças tem a oportunidade de se afastarem um pouco dos dispositivos eletrônicos e descobrirem sensações diferentes. Já os idosos poderão sentir que são úteis e necessários à existência desse novo ambiente criado.

Quando a jardinagem é feita em conjunto, os benefícios aumentam ainda mais. Em uma capital com tantos espaços verdes como a nossa, não é difícil achar um cantinho para cultivar. Uma boa opção é convidar a família ou os vizinhos para plantar, assim, estaremos desenvolvendo a sustentabilidade e fortalecendo nossas relações com o lugar onde moramos e a comunidade ao redor.
Outra alternativa que une dois hobbies, o trabalho voluntário e a jardinagem, é participar de mutirões agroecológicos. Com essa prática temos a oportunidade de conhecer novas pessoas, enriquecer nossas relações sociais e ajudar a criar um mundo mais sustentável e altruísta. Em Palmas a Unitas Agroecológica começou a organizar esse tipo de ação.
Cultivar a terra tem um poder tão grande que esse hobby foi incorporado também à terapia. A laborterapia utiliza trabalhos que promovem a conexão com a natureza para tratar pessoas com enfermidades nervosas e mentais.
Além de tudo isso, os movimentos corporais utilizados na jardinagem ajudam na tonificação muscular e queimam calorias. Segundo a Revista Saúde, a jardinagem pode queimar até 800 calorias.

Comments